Browse By

POTENCIAL DE APRENDIZADO DOS IDOSOS É MAIOR DO QUE O DOS JOVENS

    POTENCIAL DE APRENDIZADO DOS IDOSOS É MAIOR DO QUE O DOS JOVENS

    A trilha de memória dos idosos é constituída de neurônios com maior número (6 = experiência) de terminações – dendritos.

    Quando as células cerebrais dos idosos são sempre estimuladas, os antigos dendritos se comunicam através de neurotransmissores com outros dendritos já existentes de outros neurônios. Assim de igual forma, como novos dendritos são continuamente formados e também passam a se comunicar nas junções chamadas sinapses por meio dos neurotransmissores a trilha de memória aumenta tornando o idoso detentor de memória "afiada".

    Os neurotransmissores distribuem as mensagens (informações) entre os neurônios antigos e novos, ficando o idoso mais inteligente. Os jovens, como são dotados de pouca ou nenhuma experiência os seus neurônios na maioria das vezes apresentam uma ou duas, até três terminações dendríticas, havendo em consequência poucas conexões entre as células cerebrais ou reduzida trilha de memória que traduz a pouca experiência.

    Para que o idoso permaneça com a sua memória sempre em 'ponto de bala' há necessidade da manutenção de 3 itens cruciais: alimentação nutritiva altamente sadia constituída de alimentos e auxiliares de alta potência, atividade física com caminhada e ginástica constante e permanente exercício mental sadio por meio de leitura intelectual, relaxamento com música clássica e bom convívio familiar e social. Livre os caminhos mentais dos radicais livres e dos devastadores detritos emocionais resultantes dos frequentes estresses, as poderosas ondas theta (θ) se manifestam desencadeando a criatividade inovadora facilitando inúmeros momentos de insight".

    É conveniente mencionar que a prática frequente de exercícios produz abundante quantidade de fator de crescimento neural que estimula o desenvolvimento de novos dendritos ou terminações, tanto em jovens quanto em idosos. Fazer exercícios estimula a produção diária deste fator. É desnecessário ressaltar que o fator de crescimento neural faz perdurar a manutenção de uma consciência atuante, embora em se tratando de pessoa idosa, que mantém o seu cérebro perfeitamente jovem. Assim há eficiente proteção contra o temido e famigerado mal de Alzheimer.  

    Publicações científicas divulgaram que exercícios que empregam a mente têm importância  física para o cérebro. Foram vistos aumento do seu tamanho e no número de dentritos nas células cerebrais. Tais observações levam à conclusão que o idoso tem que se manter em constantes atividades, participando das soluções de problemas sejam de que natureza forem. 

    MAIS AQUI: http://www.raizdavida.com.br/site/portugues/as-mentes-e-os-talentos-do-ser-humano-2/ 

    Sistema Raiz da Vida Além da Inteligência NutricionalElizabethe Milwaard – Profª de Consciência Nutricional e Mentóloga; Idealizadora do Sistema Raiz da VidaDr. Edvaldo Tavares – Médico; CRMDF 7265 e CRMSE 4897; Jornalista, DRT 2175; Diretor Executivo e Diretor Técnico do Sistema Raiz da Vida

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    2 × 5 =