Browse By

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DA OBSERVAÇÃO E DA COMPREENSÃO

    Resultado de imagem para Observação

    Chama a atenção de um espectador mais atento o quanto significa a distorção entre a noção do ver, como significado amplo, no entanto, impreciso da percepção e a noção da observação. Assume significado importante conhecer os detalhes significativos que diferenciam as duas noções.
    Para que haja um melhor aperfeiçoamento das habilidades, torna-se necessário o conhecimento de todos os canais sensoriais que fazem o ser humano perceptivo de si e da sua importância no meio ambiente e de como deve se integrar de forma harmoniosa com este meio e exercer de maneira mais eficiente possível essa integração. 

     
    Resultado de imagem para gifs coruja tumblr

    UNIDADE – 1
    Funções que participam para a correta compreensão de um fato do mundo exterior que nos rodeia.

    A – IMPORTÂNCIA DA VISÃO – Esta é uma função sensorial relevante para que tomemos conhecimento da existência de algo que se encontra ao nosso redor. Para maior entendimento, convém registrar que no olho há uma representação destacada do cérebro e que esta representação desempenha uma percepção ativa. Há de ser lembrado que os defeitos de visão interferem na capacidade do ver corretamente. Entre os defeitos de visão podemos relacionar a miopia (há perda da percepção exata do que está sendo visto em virtude da formação de imagem desfocada que se dá antes da retina), o astigmatismo (se caracteriza por existência de deformação na superfície esférica da córnea), a hipermetropia (a percepção visual se torna insuficiente devido à formação da imagem além da retina) e a presbiopia (vista cansada, dificuldade para enxergar de perto, que começa a se manifestar a partir dos 40 anos de idade).

    B – AUDIÇÃO É INDISPENSÁVEL – É outro canal que permite a tomada de conhecimento de todas as ocorrências que se desenvolvem no meio ambiente. Ter boa audição oferece grande vantagem quando este canal sensorial é utilizado como relevante para a tomada de conhecimento de informações. Quando a audição está comprometida por hipoacusia, surdez ou zumbidos, o interlocutor apresenta dificuldade de compreensão quando a informação é transmitida por este canal sensorial.

    C – ESPECIFICIDADE DA GUSTAÇÃO – Com a utilização da função gustativa têm-se mais um recurso de pesquisa para melhor compreensão de fatos advindos do meio ambiente que nos circunda, embora, não seja empregada de uma maneira geral, restringindo-se aos casos de emprego específico. Uma deficiência nesta função sensorial acarreta especial desvantagem quando há relevância na utilização desta função específica.

    D – CHEIROS E OLFAÇÃO – Função sensorial de emprego mais amplo do que a gustativa, em obediência a preferências, contribui com informações necessárias ao exercício de uma observação mais precisa.

    E – COMPLEXO SINESTÉSICO – Sob esta denominação geral são compreendidas as seguintes sensações provenientes do exterior: pressão, textura e temperatura que estão contidas no tato; podem também ser incluídos como sinestésicas, os sentimentos de alegria, saudade, raiva, ódio e tristeza.

    F – FUNÇÃO PROPRIOCEPTIVA – É dividida em dois sentidos: Sentido de Posição, que compreende a percepção consciente da orientação das partes do corpo e Sentido de Velocidade do Movimento, que abrange o grau de angulação, velocidade do movimento articular, postura, sentido de posição, tônus muscular e direção do movimento. O Sistema Nervoso Central toma conhecimento destes sentidos através dos receptores sensoriais profundos e articulares.

     

    UNIDADE – 2
    IMPORTÂNCIA DE UM BOM INTELECTO – É com o desempenho das funções intelectuais que alcançamos o clímax da Compreensão resultante da Observação do processamento de todos os dados provindos do meio ambiente – teatro da vida onde todas as pessoas desempenham cotidianamente o papel de ator na dimensão da realidade –, que foram colhidos pelos canais de comunicação e que compuseram os acontecimentos desenrolados no mundo exterior.

     

    UNIDADE – 3
    OBSERVAÇÃO – Finalmente, realçamos a importância do processo de observação como ponto culminante do emprego dos dados que foram coletados por todos os canais de percepção. Por meio da observação são minuciosamente analisadas as informações relevantes ao completo conhecimento do fato que ocorre no ambiente externo e que está sendo submetido à compreensão. Por outro lado, resultante do emprego deste processo, observação, são prontamente descartados os dados que foram colhidos pelos diversos canais sensoriais e que são considerados irrelevantes. Os dados ou informações, catalogados como importantes e que mereceram ser submetidos à observação para perfeita compreensão são selecionados em ordem de importância e passam a compor o quadro que determinará o correto entendimento.

     

    UNIDADE – 4
    COMPREENSÃO NUNCA PODE SER DISPENSADA – Culmina após o emprego criterioso da Observação de todos os pontos relevantes selecionados da coleta de dados fornecidos pelas funções sensoriais – visão, audição, gustação, olfação, sinestésico e proprioceptiva – a correta compreensão. Esta é indispensável a qualquer tomada de decisão e precede a ação que encaminha qualquer iniciativa à conquista do êxito.

     

    UNIDADE – 5
    DESENCADEAMENTO DA AÇÃO – Após a tomada de cuidados contidos nas unidades precedentes há minimização da possibilidade de fracasso, e, maximização da conquista do resultado desejado.

     Resultado de imagem para aguia gifsOBS.: Cabe chamar a atenção dos alunos do curso que, o emprego das “Funções que participam para a correta compreensão de um fato do mundo exterior que nos rodeia” obedece as preferências e habilidades de cada pessoa quanto aos estímulos sensoriais.     DEZ 24, 2010

    Sistema Raiz da Vida Além da Inteligência NutricionalElizabethe Milwaard – Profª de Consciência Nutricional e Mentóloga; Idealizadora do Sistema Raiz da VidaDr. Edvaldo Tavares – Médico – CRMDF 7265 e CRMSE 4897; Jornalista, DRT 2175; Diretor Executivo e Diretor Técnico do Sistema Raiz da Vida

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    dois + 13 =