Browse By

A IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO E SOCIABILIDADE NA CONDUÇÃO VEICULAR SEGURA

    20-cididComo a complexa estrutura biopsiquica que constitui o indivíduo tem que se ajustar harmoniosamente ao contexto social em que está inserido, esse ajustamento depende em sua base, além da educacional, da diversidade e complexidade dos componentes nutricionais ingeridos e assimilados durante o curso das refeições diárias.

     

    Até  algumas décadas recentes as vitaminas não eram valorizadas pela medicina convencional. Revisões de um vasto número de estudos, realizadas por pesquisadores conhecedores do assunto, “Ingestão diária de vitaminas”, publicadas no Journal of the American Medical Association 287, nº 23, 2002 – principalmente as vitaminas B, C, D e E –, concluíram que as vitaminas contribuem para a redução de enfermidades graves e doenças crônicas, melhorando a sociabilidade.

     

    De importância, deve ser frisado e sublinhado que o cérebro é um componente indispensável ao corpo e que as células desse cérebro são intensamente renovadas.

    Portanto, o que é comido hoje, vira célula cerebral. O cérebro límbico, emocional, um cérebro dentro do cérebro, sede das irracionais emoções e do controle instintivo do comportamento – retrocedendo na evolução humana, é o cérebro dos mamíferos –, necessita da vigilância e controle do cérebro cognitivo residente no cérebro cortical ou neocórtex, “nova casca”, sede da linguagem e do pensamento abstrato, elementos essenciais a sociabilidade e a paz entre os povos. 

    placas-1512601Naturalmente, devemos também chamar a atenção para os condutores de veículos e por extensão para a sociedade em geral acerca da importância da necessidade dos ácidos graxos essenciais Ômega-3, componentes básicos das membranas das células nervosas, encontrados, entre outras fontes, nos extratos de óleo de peixe, para a formação do cérebro humano sadio. Referência: “The association between duration of breastfeeding and adult intelligence”, Journal of the American Medical Association 287, 2002.

     

    Deduz-se que a correta conduta e sociabilidade desempenhadas no ambiente social decorrem, na maior parte, da incorporação desses nutrientes construtores e restauradores necessários à manutenção do equilíbrio harmonioso do edifício bio-psíquico-social.

     

    No ambiente das estradas e cidades por onde circulam indivíduos e veículos, na disputa das complexidades da convivência e ocupação do mesmo espaço, momentos inesperados freqüentemente transformam-se em vivências de conflitos que culminam em acidentes graves.

     

    Carece, no entanto, uma melhor administração dessa coexistência estruturada na educação nutricional e aperfeiçoamento do relacionamento social, especificamente levando em consideração o binômio veículo/indivíduo, tendo por base o realce do conhecimento da nutrição sadia e a resultante boa sociabilidade como contribuintes básicos para a necessidade de um trânsito harmonioso em ambiente onde veículo e indivíduo devem coexistir pacificamente.

     

    Portanto, no desempenho de todas as atividades na sociedade, o indivíduo organicamente sadio tem melhores probabilidades de exercer as suas funções.

     

    Edvaldo Tavares – Médico, CRMDF 7265 e CRMSE 4897, Perito e Especialista em Medicina de Tráfego – Membro associado à ABRAMET – SP e à Associação Médica de Brasília/DF,  Diretor Executivo da Instituição Raiz da Vida. 

     

     

    10430502_287607824745262_6002006874556881993_n

     

     

     

    14

     

    Sistema Raiz da Vida (SRV) Além da Inteligência Nutricional 

    Elizabethe Milwaard – Professora de Consciência Nutricional e Mentóloga, Criadora do Sistema Raiz da Vida

    Dr. Edvaldo Tavares – Médico, CRM/DF – 7265 e CRM/SE – 4897; Diretor Executivo do Sistema Raiz da Vida

     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    seis + 1 =